Histórico

Histórico Colóquios RETINA
X COLÓQUIO FRANCO BRASILEIRO DE ESTÉTICA: PESQUISAS EM ARTES reforça a importância das influências das relações Brasil-França, a partir de uma série de colóquios internacionais realizados em Salvador promovidos pelo Grupo RETINA INTERNACIONAL - Recherches, Esthétiques, Théorétiques sur les images Nouvelles e Anciennes sobre a presidência do Professor Filósofo François Soulages (Université Paris 8), desde 2004 (quando da realização do I Colóquio – O corpo da imagem e a imagem do corpo). No ano de 2005, o II Colóquio discutiu as relações entre Imagem e Interdisciplinaridade; em 2006 foram discutidas no III Colóquio questões relacionadas ao Barroco e suas Interfaces. O IV Colóquio realizado em 2007 teceu considerações acerca da temática Artes Híbridas, em 2008, o V Colóquio, realizado na Aliança Francesa abordou o tema Imagem da Cidade e Corpo Político. O conteúdo do V Colóquio foi premiado pela UFBA em edição bilíngue (português-francês) com 1000 exemplares distribuídos em mais de 50 universidades brasileiras, latino-americanas, europeias e africanas.; o VI tratamos do tema O Sensível Comtemporâneo, colóquio este patrocinado pela FAPESB, quando naquele ano integrávamos o Ano da França no Brasil; para o VII Colóquio trouxemos um aprofundado debate sobre as questões em torno do lugar contemporâneo, no VIII colóquio: A Fotografia com François Soulages: Imagem e Etnia sentimos a necessidade de conduzir uma reflexão sobre a obra do professor filósofo e presidente do RETINA INTERNACIONAL François Soulages, tomando como base o seu livro Estética da Fotografia: ausência e permanência, este colóquio foi realizado em parceria com a Universidade Estadual da Bahia – UNEB em 2011. No nosso último colóquio, realizado no ano de 2012, tratamos o tema: Imagem e Corpo Performativo, o qual discutiu as fronteiras entre performance e a peformatividade nas artes. Salientamos que todo o material apresentado nos colóquios foi publicado através da Revista Cultura Visual do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA como também em livro editado pela EDUFBA. Para o seu X aniversário gostaríamos de trazer como tema central das nossas discussões a Pesquisa em Artes, como enunciado.
objetivos
X COLÓQUIO FRANCO BRASILEIRO DE ESTÉTICA: PESQUISAS EM ARTES tem como objetivos reunir pesquisadores em artes da América Latina e França, como forma de dar visibilidade a produção acadêmica desenvolvida nos programas de pós-graduação e na Iniciação científica e suas interfaces na história e crítica de arte, arte / educação e filosofia, sociologia e antropologia da arte, discutindo sobretudo processos de construção de metodologias de pesquisa em artes e nas artes. O que será possível entre trocas de conhecimento, diálogos e discussões por meio de conferências, palestras, Grupos de trabalho (GTs).
Abrir espaço para discussão visando compreender a pesquisa em arte hoje através do estudo de instrumentos e métodos científicos e sua interação com outras áreas afins.
Realizar exposição coletiva de trabalhos artísticos e mostra de pôsteres explicativos de projetos em artes visuais produzidos como resultados de pesquisas a nível de pós-graduação: mestrado e doutorado.
Possibilitar o acesso ao público de interesse, estudos sobre arte contemporânea e sua interação com outras áreas de conhecimento.
Promover a difusão do conhecimento e saberes em artes entre professores, pesquisadores, artistas, estudantes e amantes da artes através de publicações de livro impresso e eletrônico (E-Book) dos artigos submetidos e aprovados pela comissão científica do evento.
Compreender a pesquisa em arte hoje através do estudo de instrumentos e métodos científicos e suas interações com outras formas de abordagens de investigação.

Argumento

X COLÓQUIO FRANCO BRASILEIRO DE ESTÉTICA: PESQUISAS EM ARTES, a se realizar no período de 07 a 11 de outubro deste ano, sedimenta, amadurece e estreita ainda mais as relações entre o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA (PPGAV) e a Universidade de Paris 8, através da troca de conhecimentos e intercâmbios de professores, da participação de pesquisadores, artistas e da coletividade e seus meios de produção, trazendo para a academia novas formas de refletir analogias para a pesquisa nas artes e suas interfaces: os processos criativos, história, crítica, filosofia, educação, sociologia e antropologia. Todas as discussões proporcionadas pelas conferências, exposições, minicursos, oficinas e debates programados estão centrados nos seguintes questionamentos: Onde podemos situar os limites entre a pesquisa em arte e a pesquisa científica? Que limites a separam? Como discutir arte no universo acadêmico? É possível discutir ciência no campo das artes? Qual a separação entre o controle da ciência e a subjetividade artística? Como o contemporâneo pode contribuir para o avanço das pesquisas educacionais em arte? O colóquio pretende discutir ainda metodologias visuais e práticas criativas desenvolvidas por artistas-pesquisadores-educadores, o saber e o pensar por meio das artes e o que as nossas pesquisas podem impactar em outras áreas de conhecimento.

Os organizadores

François Soulages (Presidente do Grupo RETINA – INTERNACIONAL)
Alberto Freire de Carvalho Olivieri (Presidente do Grupo RETINA – AMÉRICA LATINA)

Ricardo Barreto Biriba (Coordenador do X Colóquio)

3 comentários:

  1. Boa tarde, hoje é o deadline para o envio da inscrição para o Colóquio. Não estou conseguindo realizar o envio para o email coloquioretina2013@gmail.com. Sempre há uma mensagem que esta caixa postal não está disponível. Gostaria de saber se há outro email ou se e possível anexar a ficha de inscrição no corpo do blog em algum local.
    Muito grato, minhas saudações. Prof. Dr. Marcio Pizarro Noronha - UFG PPGH FH / FEF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Professor,
      Se o Erro persistir envie para biribabahia@gmail.com
      grato

      Excluir
  2. Bom dia, gostaria de saber se há alguma notícia de divulgação dos resultados dos trabalhos selecionados para o Colóquio. Como enviamos dois papers e encaminhamos alguns pedidos para inscrição como ouvintes do evento estamos em aguardo dos resultados. Pois muitos dos discentes integram o grupo de pesquisa mas são alunos em I.C. e necessitam encaminhar um pedido de auxílio viagem à Universidade. Muito grato, Prof. Dr. Marcio Pizarro Noronha - UFG PPGH FH / FEF UFG.

    ResponderExcluir